Suessola » Limoncello

limoncello

limoncelloA origem/patente do Limoncello resta até hoje incerta e polêmica. Três importantes localidades da Campania: Amalfi, Sorrento e a Ilha de Capri, reivindicam a invenção da receita original deste delicioso licor. Alguns sustentam que a Capri, o empreendedor Massimo Canale, em 1988, foi o primeiro a registrar a marca Limoncello. Em Costiera, entretanto, a história narra que as grandes famílias sorrentinas, no inicio do ano de 1900, já se oferecia um trago de limoncello aos hóspedes ilustres que por ali passavam. Alguns sustentam que no tempo das invasões dos Saraceni, o limoncello vinha já utilizado por pescadores e por camponeses já de matina a fim de combater o frio. Em fim, secundo outras lendas, a receita do limoncello teria nascido dentro de um convento monástico para divertir os monges no intervalo entre as orações. Qualquer que tenha sido a origem, entre a história e a lenda, hoje este licor tem conquistado as mesas do mundo todo se tornando um dos principais produtos enogastronômicos da Itália.
O Limoncello, ou "Licor de Limão" em português, é um licor a base de casca de limões, água, álcool e açúcar, sendo consumido normalmente depois das refeições como um digestivo. O seu sabor único lhe é conferido por uma variedade de limões cultivada somente em algumas partes da região Campania. Por ser um licor de alta graduação alcoólica, o aroma desta espécie de limões consente a esta bebida de restar suave e prazerosa ao paladar.
Servido gelado, a uma temperatura de cerca de -1°C, e em copos pequenos, esse licor é de fato bastante refrescante, e perfeito para todas as ocasiões, principalmente em dias quentes.
O nosso limoncello há uma graduação alcoólica de 30% e é possível escolher o tamanho de garrafa de acordo com sua preferência: 500 ml, 1 litro e 2 litros.